Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Sugestões para aula de Elipse

Por: Alice Jennefer da Silva, Andressa Maria de Faria, Thiago Rodrigo da Silva e Thallyenne Pereira da Costa


SUGESTÃO PARA AULA


Apresentaremos a seguir uma dinâmica onde os alunos irão interagir com o conteúdo sobre elipse e que ajudará bastante no aprendizado.

Antes de tudo, coloque na lousa, as duas equações reduzidas da elipse.


Primeiramente, com o uso de durex e pedaços de papel ou fita adesiva, faça no chão a marcação do plano cartesiano, identificando o eixo X, o eixo Y e suas medidas (1, 2, 3...). DICA: Use uma escala maior para colocar as numerações, para que ao posicionar os alunos em cada coordenada, eles não fiquem muito apertados.OBS: Eixo maior é aquele representado por 2a.

Em seguida, proponha que cada aluno se encaminhe em uma coordenada do plano, nessa etapa serão utilizados seis alunos, onde cada um ocupará uma posição. Dois serão os focos (os pontos F1 e F2) e os outros quatro serão os vértices da elipse (os pontos A1, A2, B1 e B2).

Com a ajuda de um barbante ou linha una os quatro alunos que estão nos vértices, tendo assim uma representação da elipse formada.

Para os alunos que não forem para as coordenadas, peça para que estes observem a elipse e respondem qual a equação que a representa (equações estas que estão na lousa), participando assim da dinâmica.

Neste momento é interessante trabalhar com os alunos todos os detalhes antes de se obter a equação da elipse, como distância focal, medida do eixo maior e menor.


Dica: é importante que os alunos entendam o passo a passo e tentem fazer sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário